Geral Informações Como chegar Ficha médica Confraternização Pré-Grid Grid Planilhas Palestra

COMENTÁRIO OFICIAL
COPA BRASIL DE ENDURO A PÉ 2017
Etapa Casarão - Itu/SP


Todas as fotos do evento estão no link acima (Fotos) e na Fanpage www.fb.com/northbrasil. Os Resultados Finais e Fichas de Performance também estão publicados (link Resultados). Compartilhem e divirtam-se com as fotos!

A Estância Turística de Itu, lugar onde tudo é grande, sediou no último domingo a primeira etapa do maior circuito de enduro a pé do Brasil, a COPA BRASIL de Enduro a Pé. A competição foi realizada nas trilhas do Camping Casarão e foi disputada por quase 600 participantes, reunindo famílias, competidores iniciantes e grupos de amigos de todas as idades.

As equipes foram divididas entre as categorias para iniciantes, Turismo e Trekkers, e experientes da  Graduados e Pro. Nesta etapa em Itu o percurso foi classificado como técnico, com PCs estratégicos, trechos na água, trilhas na mata e belos visuais.

Ação Social - Juntamente com o Camping Casarão, o evento arrecadou mais de 500kg de alimentos não perecíveis, a serem revertidos para famílias carentes da região de Itu e Salto.

Ficha Técnica da Prova - As equipes mais experientes, das categorias Graduados e Pro percorreram aproximadamente 9,5km em cerca de 3h, passando por 40 Postos de Controle. As equipes da categoria Trekkers percorreram 8,5km em aproximadamente 2h30. E os iniciantes da categoria Turismo percorreram cerca de 5,5km em aproximadamente 2h.

Podium - As três primeiras equipes de cada uma das categorias foram:

Graduados PRO
1º lugar: Iron, de Sorocaba e São Roque/SP
2º lugar: Confiance Adventure, de Campinas/SP
3º lugar: Zebra, de São Paulo/SP

GRADUADOS
1º lugar: Passolargo Trilha na Nura, de São Paulo/SP
2º lugar: Marcapasso, de Jundiaí/SP
3º lugar: Os Meia Seca, de São Paulo/SP

TREKKERS
1º lugar: Partiu, de Jundiaí /SP
2º lugar: C.S.I. na Trilha, de Campinas e São Paulo/SP
3º lugar: Tarahumaras, de São Paulo/SP

Trekkers TURISMO
1º lugar: Os Perdidos, de Sumaré e Paulínia/SP
2º lugar: Carrapicho, de Indaiatuba/SP
3º lugar: Havaiano no Brasil, de Campinas/SP

Troféu Bota de Ouro - A equipe que acumula a menor quantidade de pontos nos PCs virtuais da prova conquista o Troféu Bota de Ouro. As equipes ganhadoras do troféu da etapa são:
Graduados PRO: Iron, de Sorocaba e São Roque/SP
Graduados: Ventura, de Campinas/SP
Trekkers: Partiu, de Jundiaí/SP
Trekkers TURISMO: Os Perdidos, de Sumaré e Paulínia/SP

A Etapa Casarão tem o apoio da Prefeitura da Estância Turísitica de Itu e Fazenda e Camping Casarão. A COPA BRASIL de Enduro a Pé 2017 tem os patrocínios de Gatorade, Bicho do Mato Store, Outback, Freegells, Benassi, McDonald's, Sansim, Villea, Totem, Rework e CRC&VB - Campinas e Região Convention & Visitors Bureau.

O próximo evento já tem data marcada, 7 de maio, no Parque Ecológico em Campinas.

Agradecemos a todos pela presença e que fizeram mais um evento de sucesso!



BRIEFING ELETRÔNICO
COPA BRASIL Enduro a Pé 2017
Etapa Casarão - Itu/SP

(v_17.03/17)

INFORMAÇÕES DO LOCAL DO EVENTO
.Local de Largada e Chegada - Situado a menos de 80 km de São Paulo, o Camping Casarão conta com ótima infraestrutura para os participantes e familiares, vestiários com chuveiros, estacionamento, restaurante, lanchonete e diversas opções de hospedagem em chalés e apartamentos.

.Estacionamento - O Casarão possui área interna para estacionamento dos carros dos participantes. A organização do evento e o Casarão solicitam que não sejam deixados objetos de valor nos veículos.

.Banho e Sanitários - Haverá banheiros e vestiários com chuveiros.

.Alimentos e Bebidas, Café da Manhã e Almoço - O Casarão possui loja de conveniência, lanchonete e restaurante que estarão vendendo café colonial, almoço e lanches durante todo o evento.

.Serviços Hospedagem - Competidores e familiares da COPA BRASIL de Enduro a Pé tem tarifas especiais também nas hospedagens. Contato do Camping Casarão: (11) 4023-1546, (11) 4022-8202, (11) 4897-9013 - www.campingcasarao.com.br - atendimento@campingcasarao.com.br

CUIDADOS ESPECIAIS DESTA ETAPA
.Calor e muito sol - A prova passa por alguns "trechos abertos"  (sem sombra), por isso cuidado com o sol. Usar protetor solar, disponível no Check-in para uso exclusivo dos participantes. É aconselhado usar também boné ou chapéu, além de beber muita água (antes, durante e após a prova).

.Trechos no barro/charco/atoleiros - Haverá alguns trechos com barro, travessia no charco, água e atoleiros. Muita calma ao passar nesses locais, respeitar os colegas e outras equipes.

.Trechos na "água", riacho e pedras - Muita calma ao passar nesses locais escorregadios, respeitar os colegas e outras equipes. Cuidado com objetos nos bolsos, como celulares, máquina fotográfica, etc.

.Cercas arame farpado - Cuidado para não se machucar nas trilhas que passam perto de arame farpado!

.Cercas e Porteiras, Trilhas de gado
- Haverá alguns trechos onde o caminho ou referência são trilhas de gado. Muita atenção, pois são caminhos de difícil visualização. Muita atenção para não estragar as cercas e porteiras. MANTÊ-LAS FECHADAS, pois se trata de área de criação de gado.

.Cruzamento de equipes na trilha - Em alguns trechos haverá cruzamento de equipes. Pedimos respeito e extremo cuidado com os colegas, monitores e outras equipes. Atitudes desrespeitosas e antidesportivas são passíveis de penalização e desclassificação.

.Roupas, calçados, repelentes e chapéus - A dica de roupas é para o uso de roupas arejadas, preferencialmente camisetas de manga longa e calça comprida (confortáveis), pois a vegetação e insetos podem provocar arranhões e desconfortos. O uso de calçados confortáveis e aderentes é sempre recomendado.

INFORMAÇÕES DE TRILHAS E PERCURSO EM GERAL
O percurso é composto por pastagens e matas nativas dentro do Camping Casarão, fazendas vizinhas, estradas, ruas de terra, trilhas estreitas, eucaliptos, etc. A topografia do local é bastante acidentada, com algumas subidas mais íngremes.

.Dificuldade Física - Com relação à exigência e dificuldade física, é uma prova com dificuldade média/alta. Os participantes devem se preocupar, como sempre, com a hidratação e também com o calor e exposição ao sol. O importante é sempre respeitar os limites de cada um, e em caso de necessidade pedir apoio aos  monitores de trilha. Atenção para não descuidar da hidratação.

A dificuldade física tem várias influencias além das condições climáticas do dia da prova (muito calor, nublado, chuva), podendo ser influenciada diretamente pelas dificuldades técnicas e de navegação (ex.: recuperar atrasos, erros de caminho, correr em subidas, etc).

.Dificuldade Técnica - Será uma prova de dificuldade média para as categorias PRO e GRADUADOS. Para as categorias TREKKERS e TURISMO será de nível médio.

PREVISÃO DO TEMPO e ALTIMETRIA
A previsão hoje (17/mar), para domingo, é de um dia chuvoso. Temperaturas variando entre 17º a 23º durante o dia. Fonte: Jornal do Tempo


PC´S - POSTOS DE CONTROLE NO PERCURSO
.Numeração dos PC's - Quase sempre os PC's NÃO estão em ordem numérica crescente, também podem NÃO estar em ordem sequencial, portanto o primeiro PC da prova pode NÃO ser o No. 1;

.PC´s Self Plug - Ao longo do percurso há PC´s sem a presença de um monitor junto a "máquina coletora". Estes PC´s estão alocados em locais visíveis, de fácil localização, identificados com a inscrição "PC". Junto ao PC está o picotador vermelho para perfurar a filipeta de Comprovante de Passagem. Cabe às equipes conectar o seu CHIP no cabo de plug AMARELO do PC. Assim que for conectado, a "máquina coletora" emitirá um sinal sonoro que confirma o registro. NÃO é necessário apertar nenhum botão da máquina! Cabe à equipe "picotar" a sua filipeta. A filipeta perfurada não garante o registro do tempo da equipe. Casos de Recursos só serão aceitos se a equipe tiver a filipeta perfurada no referido PC. É expressamente proibido manipular os botões da "máquina coletora" e violar a bolsa/ziper da máquina, sob pena de desclassificação.

.PC Virtual - As melhores equipes nos PCs Virtuais, de cada uma das categorias, concorrem ao Bota de Ouro da etapa. No PC Virtual a equipe deve informar a distância percorrida (em metros), desde o Marco Zero identificado na Planilha de Navegação.

INFORMAÇÕES PARA INICIANTES
.Navegação Visual - Atenção nos trechos de navegação visual, principalmente quando aparecer "..." (três pontinhos no lugar da metragem) na Planilha de Navegação (coluna das distâncias). Além da necessidade da equipe (principalmente navegador) estar sempre atento, é importante caprichar na contagem de passos, principalmente quando aparecer "..." coluna das distâncias. O "..." significa que aquela referência é intermediária, sem distância informada, mas bastante fácil visualmente.

.Procurando referências na trilha - Sempre que estiver com dificuldades chamar um monitor de trilha. A dica para quando estiver "perdido na Planilha de Navegação" é voltar até a última referência onde a equipe estava correta. Não "chute" metragens e não "force" referências e lugares.

.Trechos com bússolas - Sempre conferir, mais de uma vez, grau de bússola e seguir indicações da Planilha de Navegação. A dica para trechos de bússola é observar a referência seguinte, pois muitas vezes já é uma dica para a direção à seguir (Ex.: árvore, trilha, bifurcação, cupinzeiro, etc). Atenção na diferença de "siga a" e "pela trilha", "pela estrada", etc. Confira na legenda da Planilha de Navegação.

.Hidratação, calor, tempo seco e trechos descobertos (sol) - A prova passa por muitos trechos de pastos, estradas de terra e trechos descobertos (sem sombra), por isso cuidado com o sol. Usar protetor solar, disponível no Check-in para uso exclusivo dos participantes. É aconselhado usar também boné ou chapéu, além de beber muita água (antes, durante e após a prova). Todos devem se preocupar com a hidratação, respeitar seu limite físico e dos colegas da equipe. Todas as equipes devem largar com pelo menos uma garrafa/squeeze de água por integrante. A Organização disponibilizará água apenas na Largada/Chegada e no Neutro (neste também será disponibilizado Gatorade);

.Planilhas de Navegação - Antes e durante a prova, "ler" a planilha com muita atenção: velocidades, distâncias (m), informações de segurança, tempos, informações e observações (coluna da direita), etc. Por exemplo: pela estrada, margeando a mata, pelo calçamento, pela calçada, siga a X graus, etc.

.É sua primeira prova ou precisa de informações básicas para o dia da prova? Clique nos links abaixo e veja dicas:
I) Instruções técnicas básicas para Enduro a Pé (leitura de bússola, leitura de planilha, distâncias, etc);
II) Dicas para iniciantes (roupas, check-in, água, horários, mural, chip, navegação visual, numeração dos PC`s, etc).

INFORMAÇÕES TÉCNICAS ESPECÍFICAS POR CATEGORIA
Graduação de dificuldades (de 1 a 5, sendo 5 mais difícil)

PRO
Percurso aproximado -
9,5 km / 3h
Técnica e navegação - 3
Esforço físico - 3,5

GRADUADOS
Percurso aproximado - 9,5 km / 3h
Técnica e navegação - 2,5
Esforço físico - 3,5

TREKKERS
Percurso aproximado - 8,5 km / 2h30
Técnica e navegação - 3
Esforço físico - 3,5

TURISMO
Percurso aproximado - 5,5 km / 2h
Técnica e navegação - 3,5
Esforço físico - 3



INSCRIÇÕES ABERTAS
COPA BRASIL Enduro a Pé 2017
Etapa Casarão - Itu/SP


(v_07/02/17)

Agora sim podemos dizer que 2017 começou! O ano começa com a temporada 2017 da COPA NORTH no Camping Casarão, o maior evento de Enduro a Pé do Brasil. Quem recebe a etapa de abertura, tradicionalmente, é a Estância Turística de Itu, no dia 19 de março, na Fazenda Casarão. O local é conhecido pelos praticantes de enduro, tanto pelas belas trilhas, como pela ótima infraestrutura para os competidores e familiares. O evento vai receber mais de 150 equipes, divididas entre novatos e algumas das melhores equipes do Brasil. As inscrições para o evento já estão abertas.

As provas de enduro a pé despertam muita curiosidade e é aberta para os iniciantes, portanto, para quem quiser participar e praticar enduro a pé pela primeira vez, a Northbrasil tem a categoria Turismo. Esta categoria, especialmente recomendada para os novatos, tem percurso menor, de aproximadamente 5 km, e mais fácil.

Para os iniciantes a Organização também dispõe de monitores para orientar e ensinar enduro a pé antes da Largada. Para quem quiser saber mais, antes de cada prova também acontecem Palestras e Aulas Práticas. Os encontros, gratuitos, são abertos aos interessados e acontecem em Campinas e em São Paulo. É necessário que o interessado se cadastre com antecedência, no próprio site oficial do evento. Confira programação completa no site do evento www.northbrasil.com.br. Em Campinas a Palestra acontece no dia 15 de março (quarta-feira).

Ação social - Em todos os seus eventos a Northbrasil arrecada, juntamente com todos os participantes, doações para entidades sociais da cidade sede da etapa. A Etapa Casarão, no cumprimento de seu papel social, vai arrecadar alimentos não perecíveis. Todo material será revertido para entidades sociais da região de Itu.

Inscrições e Informações - Pelo site oficial do evento, www.northbrasil.com.br, telefones (19) 3289-5281, 98142-6043, Facebook/northbrasil, email contato@northbrasil.com.br, ou ainda pelo parceiro www.ticketagora.com.br.

A COPA NORTH de Enduro a Pé 2017 tem os patrocínios de Gatorade, Bicho do Mato Store, Outback, Benassi, Webventure, McDonald's, Sansim, Villea, Totem, Rework e CRC&VB - Campinas e Região Convention & Visitors Bureau. A Etapa Casarão tem o apoio da Prefeitura da Estância Turística de Itu e Fazenda e Camping Casarão.

SAIBA MAIS
Enduro a Pé - É um trekking, ou caminhada, de regularidade. Com o auxílio de uma Planilha de Navegação e bússolas, as equipes (de 2 a 6 integrantes) guiam-se por um percurso com obstáculos naturais (trilhas, riachos, subidas, descidas, pedras, estradas e caminhos diversos). O enduro a pé é uma caminhada, onde o mais importante não é ser o mais rápido, mas sim o mais regular, para "estar no lugar certo, na hora certa". O controle de cada equipe é feito por um moderno e avançado sistema, com chips eletrônicos e PC's (Postos de Controle) localizados no percurso. Quanto maior a regularidade, melhor o desempenho. O percurso varia entre 4 a 9 km, a ser percorrido entre 1h30 e 3h. As provas são realizadas em locais selecionados que buscam unir belezas naturais e infraestrutura para participantes, familiares e acompanhantes.

COPA NORTH de Enduro a Pé
- A COPA NORTH é o circuito de Enduro a Pé organizado pela NORTHBRASIL. Realizado desde 2002, é considerado o maior e melhor campeonato de Enduro a Pé do Brasil. Cada uma das 8 provas anuais acontecem em locais e cidades diversas, estimulando o turismo em várias regiões e levando os participantes a conhecerem e visitarem lugares diferenciados. As equipes são divididas em 4 categorias entre iniciantes e competidores mais experientes.